Cabo de Aço Alonga?

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

Chamamos alongamento dos cabos de aço de Deformação estrutural e elástica. Nas primeiras utilizações do cabo de aço com carga, os arames das pernas do cabo são ajustadas em contato com alma, promovendo um alongamento no seu comprimento.

instalacao-cabo-de-aco

Instalação de Cabo de Aço em Guindaste

Nos cabos de aço convencionais, com 6 pernas, o valor do alongamento varia de 0,50% a 0,75% do comprimento do cabo de aço, ou seja, para uma linha de carga com comprimento de 100,00 metros, pode-se obter um comprimento final de 100,75 metros. Pode parece um valor insignificante, porém algumas operações não podem haver alterações de comprimento do cabo de aço após sua instalação e a diferença de 75 cm pode afetar o desempenho e uso seguro do equipamento.

Uma prática para evitar que o cabo de aço sofra esse alongamento é efetuar o seu pré-esticamento, onde essa operação é realizada em fábrica, aplicando uma carga superior a carga de trabalho do cabo de aço, fazendo com que na instalação o cabo de aço não alongue por deformação estrutural.

A Aricabos fornece cabos de aço pré-esticados sob encomenda, tendo capacidade de fornecer com diâmetros até 58,00 mm.

reducao-diametro-aricabos

Obs. Se houver sobrecarga nos cabos de aço, os mesmos podem alongar e em certos pontos podem sofrer uma redução de seção substancial. De acordo com a norma ABNT NBR ISO 4309, os cabos de aço devem ser descartados quando atingirem uma redução de diâmetro de 5% do seu diâmetro original.