Como medir um cabo de aço

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

Especificar corretamente um cabo de aço é extremamente importante para garantir a segurança da operação e o bom funcionamento do cabo de aço nos equipamentos.

Atualmente os equipamentos que são importados de outros países são fabricados com cabos de aço milimetrados. No mercado nacional, utilizamos muito cabos de aço em polegadas. Nesse sentido, a medição correta do cabo de aço é essencial para utilizar um cabo de aço que atenda a resistência de ruptura correta – indicada pelo fabricante, assim como um diâmetro que acomode corretamente nos tambores e polias.

A utilização de um cabo de aço inadequado pode colocar em risco a segurança da operação, assim como danificar o cabo de aço e o equipamento nas primeiras utilizações.

Os diâmetros dos cabos de aço podem ser subdivididos em dois tipos:

Diâmetro Nominal

Podemos dizer que este diâmetro é o “NOME” do cabo de aço. Geralmente é usado para facilitar o pedido do produto. O diâmetro nominal também é utilizado em cálculos. Neste caso, deve-se usar o valor em polegadas convertendo-o na unidade a ser adotada.

Diâmetro Real ou Prático

Este diâmetro é a medida real da bitola do cabo verificada com ajuda de um instrumento de medição (geralmente paquímetro).

A tolerância do diâmetro dos cabos de aço deve atender as recomendações da norma ABNT NBR ISSO 2408, conforme tabela abaixo:

Diâmetro nominal do cabo de aço d (mm)Tolerância como percentual do diâmetro nominal
Cabos de aço com pernas exclusivamente de arames ou que incorporam alma de polímero sólido
2 ≤ d < 48
0
4 ≤ d < 67
0
6 ≤ d < 86
0
≥ 85
0

Outra dificuldade é como medir o diâmetro prático. O mesmo deve ser obtido medindo se dois pontos distanciados, no mínimo 30 vezes seu diâmetro nominal, em dois planos a cada ponto onde cada aba do paquímetro deverá ser posicionada apoiando-se em apenas uma perna de cada lado, como mostra a figura abaixo.

 Mediação cabo de aço 01

A medição deve ser evitada próximo às extremidades do cabo de aço, ou seja, um comprimento menor que 10 vezes o diâmetro nominal do cabo de aço, evitando se medidas enganosas.

Alguns equipamentos são fornecidos no mercado para poder medir com mais clareza o diâmetro dos cabos de aço, conforme as figuras abaixo:

Mediação cabo de aço 02

Para a medição de canais de tambores e polias, a Aricabos fabrica os medidores de polia. Os medidores de polia são ferramentas essenciais para verificar o canal de polias e tambores e indicar a evidência de desgastes que possam comprometer a utilização dos cabos de aço, acabando por gerar deformações significativas nos mesmos.

Medição cabo de aço 03

Consulte nossos serviços promover a aplicação correta dos materiais e garantir um serviço com maior segurança, proporcionando também uma maior durabilidade aos materiais utilizados.