Corrosão em Manilhas

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

Um dos grandes questionamentos sobre corrosão em materiais é: até quando eu posso utilizar um material com corrosão?

Manilha com Corrosão Aricabos

De acordo com as normas técnicas de inspeção de materiais, eles devem ser descartados quando houver corrosão excessiva.

Materiais que ficam ao tempo, recebendo chuvas constantes e /ou próximos a maresia possuem acelerado processo de corrosão. Para promover uma elevada vida útil desses materiais, deve-se optar por materiais que possuam maior capacidade de resistir a essas intempéries como materiais galvanizados (zincados) a fogo ou fabricados em aço inox.

O zinco, por ter um poder de oxidação maior do que o do ferro, passa a ser corroído com a finalidade de proteger o metal base.

Apresentamos abaixo um comparativo realizado com manilhas de aço galvanizadas em dois tipos de processo,  submetidas a névoa salina durante um período de 96 horas.

Norma de Referência: ABNT NBR ISO 8094/1983. Corrosão por exposição em câmara de névoa salina

Solução do Ensaio

Solução aquosa de aproximadamente 5% de cloreto de sódio (NaCl), preparada pela dissolução de (50 ± 5) g de cloreto de sódio num volume de água que permita a obtenção de 1 L de solução, à temperatura ambiente.

Material 01 – Manilha curva com pino roscado “comum” forjada em aço carbono 1045 com acabamento superficial galvanizado eletrolítico

MANILHA CURVA – PINO REFORÇADO

Corrosão manilhas 01


Material 02 – Manilha curva com pino com porca e cupliha “pesada” forjada em aço alloy com acabamento superficial galvanizado a fogo

MANILHA CURVA – PINO ALLOY COM PORCA E CUPILHA

Corrosão manilhas 02

Conclusão

Verificamos nos ensaios apresentados que a Manilha 01 apresentou oxidação branca durante o período de 24 a 72 hora e oxidação vermelha na análise de 96 horas.

Para a Manilha 02 apresentou oxidação branca após 48 horas de ensaio e não houve alteração de suas propriedades durante o ensaio.

Baseados nas literaturas e conhecimentos, a oxidação vermelha ocorre quando a corrosão atinge o metal base e a corrosão branca é característica da corrosão do zinco.

Assim, a manilha 2 apresentou elevada durabilidade nos ensaios e a sua camada de galvanização a fogo atuou para impedir que a corrosão atingisse o metal base, transformando-a em corrosão vermelha.

Recomendamos que a utilização de manilhas galvanizadas eletroliticamente sejam utilizadas apenas em processos one way – aquele utilizado para amarração de cargas.

Opte sempre para utilização de manilhas normatizadas, que atendam a todos requisitos e ofereçam segurança e durabilidade as aplicações.

Em casos onde a exposição a intempéries é elevada, indicamos a uilização de manilhas fabricadas em liga AÇO INOX. O aço INOX oferece uma elevada durabilidade a exposição comparada a manilhas de aço com proteção  superficial de zinco.

Manilha reta eletrolitica

 

 

 

Manilha galvanizada eletrolítica

 

 

 

MANILHA CURVA – PINO ROSCADO ALLOY (2)

 

 

Manilha galvanizada a fogo

 

 

 

 

 

 

Manilha em Aço INOX

 

 

Manilha em aço inox AISI 304 e 316