Emenda em cabos de aço

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

O processo de emenda em cabos de aço é muito comum ser realizado em equipamentos com ciclo contínuo, como correias transportadoras, teleféricos e demais equipamentos.

emenda-em-cabos-de-aco

Pode ser realizado em cabos de aço com 6 e 8 pernas, Alma de Fibra e Alma de Aço.

A fabricação de emendas em cabos de aço é um processo normativo e requer técnicas precisas para efetuar a emenda de forma correta e que ofereça total segurança na aplicação.

A Aricabos realiza a emenda em cabos de aço na sua própria fábrica, assim como em campo. A qualidade do serviço está no perfeito assentamento das pernas no trecho em que ocorre a emenda.

O comprimento recomendado da emenda é de 1.000 a 1.500 vezes o diâmetro do cabo de aço, por exemplo, cabo de aço 20,00 mm  = 20,00 x 1.200 = 24.000 mm (24,00 m).

Apresentamos abaixo o processo de realização da emenda:

1º Passo: Realizar a amarração do cabo de aço, equidistante 24.000 mm – dividir em duas seções de 12.000 mm cada.

emenda-de-cabos-de-aco-aricabos-1

2º Passo: Separar as pernas dos cabos de aço até o ponto de amarração, nomeando cada perna, onde de um lado receberão a nomenclatura de a-f e do outro lado receberão a nomenclatura A-F. Nesse passo também, as pernas a,c,d e B, D e F serão encurtadas e a alma de fibra será cortada à altura da amarração.

emenda-de-cabos-de-aco-aricabos-2

3º Passo: Efetuar o casamento das pernas de cada lado A com a, B com b e assim consecutivamente.

emenda-de-cabos-de-aco-aricabos-3

4º Passo: As amarrações serão soltas. A perna “a” será torcica para fora do conjunto num comprimento de 10,00 metros, e a perna “A” será torcida para dentro do respectivo passo vazio. Da mesma forma se procede com as perna “B” e “b”.

emenda-de-cabos-de-aco-aricabos-4

5º Passo: As pernas “c” e “D” serão torcidas para fora das extremidades dos respectivos cabos de aço, num comprimento de 6,00 metros, e as pernas “e” e “F” num comprimento de 2,00 metros, contados a partir do ponto de junção dos cabos de aço, e as respectivas pernas serão torcidas para dentro dos espaços anteriormente esvaziados.

emenda-de-cabos-de-aco-aricabos-5

6º Passo: Deve-se realizar o preenchimento da alma, efetuando o posicionamento das pernas sobressalentes dentro do cabo de aço, efetuando o nó adequado para evitar que as pernas sofram deformação na utilização. Com a emenda pronta, deve-se efetuar a identificação do ponto que houve o serviço (pintura em amarelo), a fim de evitar o contato de peças e equipamentos nessa área.

emenda-de-cabos-de-aco-aricabos-6

Consulte nosso departamento técnico para obter maiores informações sobre o serviço de emenda em cabos de aço e os demais serviços em movimentação de cargas que a Aricabos disponibiliza a seus clientes.