Inspeção laço

Inspeção em Materiais de Movimentação de Carga

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

A manipulação de materiais é de suma importância para todos os segmentos da indústria e está diretamente envolvida em todos os processos, desde a fabricação até a comercialização produtos.
Para garantir a segurança no processo de elevação de cargas, os empregadores devem promover a capacitação de seus funcionários, assim como desenvolver um procedimento específico para manutenção, inspeção e descarte dos materiais utilizados para esse processo.
Os materiais utilizados nos processos de elevação de carga devem apresentar um controle rigoroso de inspeção e deve ser realizado desde o seu recebimento até o seu descarte final.
As inspeções devem ser realizadas por uma pessoa qualificada que está diretamente ligada com a aprovação ou retirada do material de sua linha de trabalho.
A capacitação do inspetor visa garantir a segurança da elevação e certificar a utilização do material até o final de sua vida útil, evitando assim gastos desnecessários e promovendo maior confiabilidade na utilização do material
pelos usuários.
Dividimos as inspeções a serem realizadas em 3 modalidades: diária – realizada pelo operador do equipamento, periódica – realizada por uma pessoa qualificada a cada período específico ou especial – quando o material fica 3 meses fora de uso.

Tipos de Inspeção de cabos

Para determinar a periodicidade de inspeção de um material, a pessoa qualificada deve analisar:

Frequência das inspeções

Frequência das inspeções

Apresentamos abaixo a periodicidade obrigatória apresentada conforme normas técnicas dos materiais utilizados para movimentação de carga:

Periodicidade das inspeções

Periodicidade das inspeções

Para garantir a rastreabilidade dos materiais e a comprovação das inspeções periódicas realizadas, devem ser mantidos registros destas inspeções em conjunto com a documentação do fabricante.
Enfim, as inspeções são de elevada responsabilidade e deve ser realizado por uma pessoa qualificada.

CONSULTE-NOS SOBRE OS TREINAMENTOS MINISTRADOS PELA ARICABOS