LAÇOS COM ARTE ARICABOS _ Logo para site numerado

Laço de cabo de aço x diâmetro de utilização

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

Quando falamos em trabalhar com um laço de cabo de aço no formato basket, já vem na nossa cabeça que o laço de cabo de aço suporta o dobro da carga de trabalho no formato na vertical, correto? ERRADO!!!

Laço de cabo de aço VerticalLaço de cabo de aço Basket

 

As Capacidades de carga de um laço de cabo de aço também podem ser alteradas de acordo com o diâmetro do objeto no qual o laço está sendo dobrado. Isto é conhecido como a relação D / d proporção em que D é o diâmetro do objeto e d é o diâmetro do cabo de aço utilizado para confecção do laço. Como a relação D / d torna-se menor, a perda de força torna-se maior e o laço torna-se menos eficiente.

Laço de cabo de aço

  1. O comprimento do olhal não deve ser menor do que o dobro do objeto (por exemplo, seção de um gancho, manilha, olhal) de diâmetro.
  2. Se o corpo do objeto no olhal tem pelo menos o mesmo diâmetro que a linga (D / d =  1: 1) a capacidade não precisam de ser alterada / ajustada.
  3. Se o objeto trabalhar no formato basket, a capacidade não precisa ser alterada quando a relação do diâmetro da peça (D) x o diâmetro do laço de cabo de aço for pelo menos 25 (D / d = 25: 1) – Verificar tabela abaixo.
  4. Se o laço de cabo de aço for dobrado em torno de uma manilha com 2 vezes o diâmetro de uma linga de cabo de aço com 6 pernas (D / d =  2: 1) a capacidade de utilização da eslinga deverá ser reduzida em em 40% (FR)
  5. Manilhas com corpo largo são mais indicadas para o uso de laço de cabo de aço dobrado pois a relação D/d é maior do que as manilhas com corpo comum, por exemplo uma manilha que tenha 5 vezes o diâmetro do laço de cabo de aço (D / d = 5:1) a capacidade de utilização da eslinga reduz cerca de 25% (FR).

Eficiência laço de cabo de aço

Para aqueles que gostam de calcular, a seguinte fórmula é atualmente utilizada pelas principais normas de operações de movimentação de carga internacionais como Noble Denton, ISO e IMCA, conforme abaixo:

Fórmula laço de cabo de aço

 

Fr = Fator de Redução

D = Diâmetro da peça

d = diâmetro do cabo de aço

 

(válido para laços de cabos de aço fabricados com a construção 6×19 e 6×36 com olhais nas extremidades)

Assim, os laços de cabos de aço fabricados pela Aricabos apresentam conformidade com as normas NBR 13541 e NBR 11900 onde o fator de eficiência do tipo de olhal é aplicado em suas tabelas de carga (Laço trançado flamingo com presilha de aço). Cabe aos usuários verificarem a aplicação dos laços de cabos de aço e aplicarem o fator de redução de capacidade (FR) para dimensionar os laços de cabos de aço utilizados em seus processos.

O fator de redução (FR) não é cumulativo ao fator de eficiência do terminal e deverá ser calculado separadamente.

Se você quer saber mais informações, técnicas, consulte nosso departamento de Engenharia e verifique a grade de treinamentos que possuímos.