grampo ncm

Grampo – Quando pode ser utilizado?

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

De acordo com a nova norma de grampos para cabo de aço – ABNT NBR 11900-4 – Terminal para cabo de aço
Parte 4: Grampos leve e pesado publicada em 06/04/2016, foram apresentadas instruções de uso e segurança na utilização de grampos para cabos de aço.

Essa norma substituirá as normas ABNT NBR 7163:1991, ABNT NBR 11098:1989 e ABNT NBR 11099:1989.

Como definido, está proibido a utilização de grampo pesado para fabricação de lingas de cabos de aço. A utilização de grampos para confecção de lingas foi extinto devido aos elevados riscos na operação, uma vez que os grampos tem a função de impedir que os cabos de aço ao serem dobrados não escorreguem. A confecção desse tipo de linga depende muito da montagem, uma vez que deve-se atentar ao torque aplicado a cada porca, qualidade do grampo, distância entre grampos e quantidade de grampos pelo diâmetro do cabo de aço.

Assim, os grampos são destinados a:

GRAMPO LEVE (CLIP´S)

 

GRAMPO LEVE

Deverão ser aplicados em situações que não exigem grandes esforços como utilização em guarda-corpos e prateleiras.

 

 

GRAMPO PESADO (CLIP´S)

 

GRAMPO PESADO

Os grampos pesados deverão ser utilizados em movimentações horizontais, cabos estáticos e a fixação de cabos de aço em equipamento de elevação de carga.

 

grampo ncm

O método de montagem de grampos é essencial para garantir a eficiência do olhal, devendo verificar todos os fatores (quantidade de grampos, espaçamento, posição e torque) para a confecção do terminal.

Como proposto, todos os ensaios e verificações deverão ser realizados por uma pessoa qualificada – (pessoa habilitada por órgão de competência profissional e treinamento formal em inspeção em cabos
de aço e acessórios conduzidos por organizações competentes). A Aricabos possui treinamentos específicos para a capacitação técnica de profissionais com tais requisitos.

A Aricabos recomenda a seus clientes, sempre que possível utilizar laços de cabos de aço com presilhas de aço para confecção de olhais. Tal método garante uma segurança muito maior do terminal, uma vez que o cabo de aço é trançado e a presilha de aço é utilizada apenas para fechamento das pernas mortas do cabo de aço, finalizando o acabamento.

Consulte nosso departamento de Engenharia para obter maiores informações de uso dos grampos leve e pesado.