Sinalização Manual para Equipamentos de Movimentação de Carga

Tag 1, Tag 2 Nenhum comentário

O profissional responsável por sinalizar cargas em movimentações utilizando equipamentos deve estar devidamente treinado e com sintonia na operação a ser realizada.

O “sinalizador” é um profissional que deve ter experiência em movimentação de carga. Sua função depende muito de alguns conhecimentos obtidos em campo como:

  • Onde deve locar a carga a ser içada
  • O que pode acontecer com a carga ao ser posicionada na posição desejada
  • Os efeitos que podem acontecer com o equipamento ao solicitar uma nova configuração (como abertura de lança de um guindaste, por exemplo)
  • Ações que devem ser tomadas em caso de emergência

Através desse conhecimento, os responsáveis pela sinalização garantem uma movimentação segura e íntegra do equipamento.

A utilização dos sinais para movimentação de carga é uma forma de comunicação mundialmente conhecida. Atualmente utilizamos as normas ASME B 30.5 e NBR 11436-1988 para orientação dos códigos a serem adotados a campo. A padronização dos sinais evita um duplo entendimento.

A utilização de sinais pode ser rapidamente interpretada por um operador de equipamento, as vezes mais rápida do que uma sílaba emitida por um sinaleiro. Torna-se indispensável onde há fontes de ruídos e em locais onde não há possibilidade da utilização de rádio comunicador.

A utilização de rádio comunicador é extremamente importante em locais em que o sinalizador fique distante do operador e em operações que exijam a utilização de mais um equipamento, fazendo com que a sincronia da movimentação seja eficaz.

A utilização de rádio comunicador também é importante para orientar o operador do equipamento sobre a direção, velocidade e ponto de parada do equipamento.

Os responsáveis pela operação de equipamentos e pela sinalização devem estar devidamente treinados e possuírem uma reciclagem periódica para evitarem vícios e procedimentos incorretos.

Apresentamos abaixo os códigos atualmente utilizados em operações de movimentação de carga utilizando equipamentos como guindastes, pontes rolantes, pórticos, dentre outros.

Para maiores informações, consulte nosso departamento técnico engenharia@aricabos.com.br

Sinalização Manual para Equipamentos de Movimentação de Carga