
Laço de cabo de aço x diâmetro de utilização
Quando falamos em trabalhar com um laço de cabo de aço no formato basket, já vem na nossa cabeça que o laço de cabo de aço suporta o dobro da carga de trabalho no formato na vertical, correto? ERRADO!!!
As Capacidades de carga de um laço de cabo de aço também podem ser alteradas de acordo com o diâmetro do objeto no qual o laço está sendo dobrado. Isto é conhecido como a relação D / d proporção em que D é o diâmetro do objeto e d é o diâmetro do cabo de aço utilizado para confecção do laço. Como a relação D / d torna-se menor, a perda de força torna-se maior e o laço torna-se menos eficiente.
- O comprimento do olhal não deve ser menor do que o dobro do objeto (por exemplo, seção de um gancho, manilha, olhal) de diâmetro.
- Se o corpo do objeto no olhal tem pelo menos o mesmo diâmetro que a linga (D / d = 1: 1) a capacidade não precisam de ser alterada / ajustada.
- Se o objeto trabalhar no formato basket, a capacidade não precisa ser alterada quando a relação do diâmetro da peça (D) x o diâmetro do laço de cabo de aço for pelo menos 25 (D / d = 25: 1) – Verificar tabela abaixo.
- Se o laço de cabo de aço for dobrado em torno de uma manilha com 2 vezes o diâmetro de uma linga de cabo de aço com 6 pernas (D / d = 2: 1) a capacidade de utilização da eslinga deverá ser reduzida em em 40% (FR)
- Manilhas com corpo largo são mais indicadas para o uso de laço de cabo de aço dobrado pois a relação D/d é maior do que as manilhas com corpo comum, por exemplo uma manilha que tenha 5 vezes o diâmetro do laço de cabo de aço (D / d = 5:1) a capacidade de utilização da eslinga reduz cerca de 25% (FR).
Para aqueles que gostam de calcular, a seguinte fórmula é atualmente utilizada pelas principais normas de operações de movimentação de carga internacionais como Noble Denton, ISO e IMCA, conforme abaixo:
Fr = Fator de Redução
D = Diâmetro da peça
d = diâmetro do cabo de aço
(válido para laços de cabos de aço fabricados com a construção 6×19 e 6×36 com olhais nas extremidades)
Assim, os laços de cabos de aço fabricados pela Aricabos apresentam conformidade com as normas NBR 13541 e NBR 11900 onde o fator de eficiência do tipo de olhal é aplicado em suas tabelas de carga (Laço trançado flamingo com presilha de aço). Cabe aos usuários verificarem a aplicação dos laços de cabos de aço e aplicarem o fator de redução de capacidade (FR) para dimensionar os laços de cabos de aço utilizados em seus processos.
O fator de redução (FR) não é cumulativo ao fator de eficiência do terminal e deverá ser calculado separadamente.
Se você quer saber mais informações, técnicas, consulte nosso departamento de Engenharia e verifique a grade de treinamentos que possuímos.